terça-feira, 27 de agosto de 2013

Cabo Coaxial

Um dos primeiros meios de transmissão, usados em redes locais. Possui dois fios, sendo um desses fios, uma malha que envolve o cabo. Essa malha funciona como blindagem contra interferência eletromagnética.
A malha esta no cabo coaxial e protege contra interferências que podem causar ruídos. Na atenuação, o sinal, a medida que percorre o cabo ele vai ficando mais fraco.
O limite de segmento do cabo coaxial fino é 185 metros; Com o uso de um dispositivo chamado repetidor o sinal é amplificado.


Tipos de Cabo Coaxial: 



Cabo Coaxial Fino - 10Base2: Significa que sua taxa máxima de transmissão é 10 Mbps, o comprimento máximo do cabo em um segmento é de 200 metros; No minimo 185 metros por segmento. Usado em topologia em barramento. O Cabo Coaxial Fino - 10Base2, também pode ser chamado de Thinnet.
A conexão dos micros com o cabo de rede é feita com conectores BNC em forma de T, que vem junto com a placa de rede quando compramos.  

Cabo Coaxial Grosso - 10base5: Significa que a taxa máxima de transmissão é 10 Mbps, a transmissão baseband e o comprimento máximo do cabo em segmento é 500 metros. O Cabo Coaxial Grosso - 10Base5, também é chamado de Ticknet. Tem Blindagem dupla já o fino só tem uma.
A conexão de cada micro ao cabo é feita por um conector chamado vampiro, que estabelece contato com núcleo e com a malha do cabo 10Base5; Esse conector é ligado a um transceptor, ou seja, adaptador entre placa de rede e o cabo. O conector usado no transceptor tem 15 pinos. Para conetar a placa de rede precisamos de uma placa de rede com uma porta AUI ( Atchment Unit Interface). Essa porta é um conector 15 pino, fêmea, mas nem todas as placas de rede possuem essa porta 10Base5. 
A distancia de cada transceptor instalado em um cabo coaxial grosso deve ser, no minimo, 2,5 metros.

A única diferença entre o Cabo Coaxial Fino - 10Base2 e o Cabo Coaxial Grosso - 10Base5 é a espessura só cabo. ou seja, o cabo Grosso resiste mais a interferências e minimiza a atenuação, permitindo maiores distâncias, sem o uso do repetidor.

Suas vantagens são: Baixo custo; Melhor imunidade a ruídos e a atenuação; Sua blindagem; Mais barato que o par trançado blindado; Usados em transmissões de sinal áudio e vídeo.

Suas desvantagens são: Mais difícil de instalar; Mais caro que o cabo coaxial; Não é flexível o suficiente; Baixa taxa de transmissão para os dias de hoje: 10Mbps; Usado em topologia de barramento. 

Autora: Carla Vanessa M.M.

















Um comentário: